A Sustentável Entropia em Nós

Consciência que Liberta | Edição #002

Primeiramente, vamos à definição da entropia:

“A entropia é uma medida do grau de desordem de um sistema, ou bagunça, como dizem os físicos, por piada, afirmando, ainda, que a bagunça só tende a aumentar”.

Extraido do artigo da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz)

Existem inúmeras definições de entropia, entretanto, achei essa bem interessante, pois reflete o assunto de hoje: a entropia em nossas vidas!

A entropia nos visita inúmeras vezes ao longo da nossa jornada, seja na área pessoal, profissional, na saúde, financeira e/ou relacionamento.

E como um efeito dominó, se não prestarmos atenção, começa em uma área e aos poucos vai permeando outras áreas.

A entropia se apresenta, quase de maneira palpável, em áreas das nossas vidas, entretanto, antes que isso aconteça, ela se inicia nos campos mental, emocional e energético.

A entropia começa em campos mais sutis e, com o tempo, é refletida no campo material.

Como a fonte de tudo é energia, inclusive nós, a desordem, seja de natureza mental, emocional ou espiritual, sempre se inicia nessa fonte, para depois se materializar no nosso mundo físico.

A Desordem Instalada

Quando decidi mudar de profissão, foi porque a entropia estava em minha vida. Através da dor (emocional) e dos pensamentos (mental), o caos estava presente, gerando uma imensa frustração e estagnação.

Já passei por inúmeros períodos/eventos de entropia, alguns bem mais dolorosos que outros, contudo, a desordem precursora em relação à mudança profissional foi bem caótica.

No caos, tive que reorganizar meus pensamentos e emoções para ter um sistema, minimamente sustentável, para seguir em frente com minhas ideias e projetos, ainda que não soubesse aonde iriam me levar. Mas tive que partir de algum lugar.

Com o caos mental e emocional, não conseguimos vislumbrar outros cenários e, muitas vezes, não acreditamos que é possível a existência de outros caminhos para a resolução dos problemas.

Ficamos imersos na velha conversa da nossa mente e atolados no cipoal de emoções tão familiares e tão devastadoras.

A entropia chega em nossas vidas com a função de reorganizar a bagunça mental e emocional para que seja possível enxergar novas possibilidades.

Através dessa reorganização, conseguimos, de certa forma, limpar as lentes dos óculos da vida.

De maneira indireta, a entropia é responsável por sustentar nossa motivação para resolver situações caóticas. É um ciclo, como uma das leis herméticas, a lei do ritmo, a qual discorre sobre os ritmos das coisas, ora em cima, ora embaixo.

E fazendo uma analogia, ocorre exatamente isso em nossas vidas, ora está tudo bem, ora o caos se instala e somos obrigados a lidar e reorganizar ele. Por isso, a entropia é sustentável, no sentido de nos sustentar no caminho de superações, ressignificações e reorganizações.

A entropia nos sustenta nos caminhos de superações, ressignificações e reorganizações. Ela nos sustenta em direção ao novo.

A entropia é uma lei universal. Trata-se de como a vida se sustenta. Um equilíbrio natural de ordem e caos.

Invertendo a Entropia

Se você enxerga a entropia na sua vida e nada faz, escolhe lentamente se afogar no caos. E entenda que, ao escolher não fazer nada, não tenha a ilusão de que permanecerá do mesmo jeito, pois a vida fará por você, ou seja, o buraco só aumentará.

Tudo é movimento, a vida é movimento. Tudo é feito de energia e é puro movimento e quando a energia estanca devido a algum bloqueio energético, a situação só piora. Já viu o que acontece com água parada? E sim, nossos pensamentos e emoções negativos provocam bloqueios energéticos que travam áreas das nossas vidas.

A propósito, trazendo o caos para a visão energética, trata-se de bloqueios energéticos (traumas, crenças limitadoras, magoas, etc.) que podem estar impedindo alguma área da sua vida de fluir com leveza, ou seja, em ressonância com o fluxo do Universo.

A desordem em um sistema tende a aumentar, a menos que você invista energia e esforço, e o esforço necessário para manter e/ou reestabelecer a ordem diminui com a consistência desse investimento.

Imagine uma louça cheia para lavar. Se você não a lavar, ela ficará cada vez maior até que todos os talheres, pratos e panelas estejam na pia. O esforço para arrumar a bagunça será crescente e chegará um ponto que você não desejará fazê-lo.

Ter um sistema diário para lavar a louça sem esperar que a mesma acumule, faz com que o esforço necessário para manter a entropia sob controle seja bem menor.

O mesmo acontece com a nossa mente e com nossas emoções. Ignore a entropia e verás o tamanho que essa desordem pode atingir!

A vida que você deseja exige um esforço consistente em direção àquilo que você almeja.

 Como Lidar com a Entropia?

  1.  Autoconhecimento

    É necessário se conhecer, minimamente, para identificar quando as situações que não ressoam ou que, de alguma forma, irão trazer desafios, chegam. Se não estiver presente a isso, pode virar uma bola de neve e, muitas vezes, são situações sutis que irão disparar algum gatilho que faz com que comece a rodar aquele velho padrão mental e/ou emocional.

  2. Comece de onde você está

    Seja qual for a situação caótica em que você esteja, comece a agir. Uma pergunta valiosa, que faz com que o seu cérebro comece a trabalhar a seu favor, é: o que posso fazer para resolver essa situação?

    O fato de fazer essa simples pergunta faz com que seus pensamentos ruminantes cessem por um instante e você enxergue que é possível vislumbrar uma saída. É como se você desse algum calmante para a sua mente e emoções. Você sente um alívio, ainda que momentâneo, porém muito valioso para conseguir enxergar alguma possibilidade de mudança.

  3. Treinar, treinar e treinar

    Tudo é treino. Treinar em desenvolver o autoconhecimento, treinar em se tornar consciente sobre seus pensamentos, sentimentos e emoções.

    Treinar para se tornar consciente dos seus pensamentos, sentimentos e emoções fará toda a diferença. Você toma posse da sua vida, se torna o protagonista e tem o poder de determinar o que realmente quer, sem ficar à mercê da mente e dos sentimentos.

  4.  Meditação e atenção plena (Mindfulness)

    Meditação e atenção plena são ferramentas poderosas para o autoconhecimento e, com o tempo, se tornam um estilo de vida.

    Eu pratico todos os dias e isso me ajuda absurdamente a me conhecer e me manter calma e lúcida diante das turbulências da vida.

    No início não é fácil. Comece aos poucos, com 10 minutos e vá aumentando com o tempo. Lembre-se de que a constância é fundamental para desenvolver as musculaturas mental, emocional e energética.

  5. Busque ajuda

    Às vezes, você pode estar num momento de caos tão grande, que fica difícil sair dele para respirar.

    Nesse caso, considere buscar ajuda. Busque algum tratamento que faça sentido para você.

    Sendo uma terapeuta energética e espiritual (sem viés religioso), sei que, a depender do tamanho da desordem, primeiro é preciso limpar e tratar os bloqueios energéticos que estão travando áreas da vida, para que seja possível a tornar mais leve e fluida.

    Não deixe o caos tomar proporções indesejáveis em sua vida. Apesar da entropia nos sustentar em direção ao novo, é necessário colocar um limite para ela.

    E o limite pode ser perfeitamente desenhado através do autoconhecimento, meditação e ajuda terapêutica.

    Falo por experiência própria. No auge da entropia em minha vida, foi quando decidi iniciar a jornada do autoconhecimento, aliada à meditação e tratamento energético e espiritual, e essa decisão mudou minha vida.

    Não foi fácil e levou um tempo, porém, as dificuldades e o tempo se tornaram irrisórios perto de como minha vida se tornou mais leve e fluida.

    A entropia sempre irá aparecer em forma de desafios e como alavancagem para os níveis que desejamos alcançar, entretanto, ela se tornará bem mais suave à medida que nos permitimos a nos conhecer e a tratar nossas “dores da alma”.

E lembre-se que a consciência liberta. Pratique a autoconsciência e veja sua vida mudar!

Afetuosamente,

Lisie

Newsletter Consciência que Liberta

Escrita por Lisie Francine Formaggio, esta é uma newsletter semanal que chega à sua caixa de entrada toda segunda-feira por volta das dez da manhã. Um espaço em que compartilho experiências pessoais acerca dos temas autoconhecimento e espiritualidade sem viés religioso. Seja bem-vinda! Seja bem-vindo!

Se deseja ter uma vida mais leve e fluida, clique em https://w.app/VidaLeveeFluida